Catequese de Adultos

0
Nicanor, Lucas, Estela, Cris, Neide e Marcos.

A catequese de adultos, ao contrário do que se pensa, é muito mais antiga do que a própria catequese infantil. Este fato se dá, observando a história da Igreja em seus primeiros séculos.

Conforme iam havendo novas conversões, era necessário que os cristãos fossem organizando uma catequese para atender estas pessoas. Logo, eram adultos que se sentiam motivados a abraçar a Fé em Cristo Nosso Senhor.

No tempo dos Apóstolos, a vivência fraterna na comunidade, celebrada principalmente na Eucaristia, representava a maneira mais alta de traduzir na vida a mensagem de Cristo Ressuscitado (1Cor 11,17-29).

Atualmente, a Catequese de Adultos procura resgatar essa inspiração dos primórdios do cristianismo. Ela é direcionada a adultos, a partir dos 18 anos, que não receberam os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, 1ª Eucaristia ou Crisma.

Essa catequese de inspiração catecumenal é dividida em quatro etapas:

PRÉ-CATECUMENATO corresponde ao período da primeira evangelização, de acolhimento do iniciante na comunidade cristã, da percepção de sua fé e do primeiro anúncio do Cristo (Querigma).

CATECUMENATO é o tempo mais longo de todo o processo, dedicado à catequese completa, que se preocupa com a formação do cristão bem como com a vivência em comunidade por meio dos ritos (celebrações).

PURIFICAÇÃO E ILUMINAÇÃO – acontece preferencialmente no período quaresmal, a fim de proporcionar preparação próxima para os sacramentos, por meio do aprofundamento das práticas quaresmais junto à comunidade.

MISTAGOGIA – acontece durante o tempo pascal, a fim de aprofundar os mistérios pascais, revestir-se do Cristo e partir para uma vida nova.

Cada tempo do processo catecumenal é enriquecido com a celebração de ritos que marcam a evolução do iniciante no caminho da catequese. É importante destacar que esses ritos fortalecem a união entre catequese e liturgia e criam um vínculo único entre os catequizandos e a comunidade eclesial.

Assim, os catequizandos têm a oportunidade de amadurecer a sua fé, intensificando a vida de oração, a leitura e escuta da Palavra e comprometendo-se com a missão que Deus lhes confiou: formar verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo!

 

PASTORAL DA CATEQUESE DE ADULTOS – SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU

Categories: Pastorais

Leave A Reply