Consagração do Santuário

0
Consagração do altar em 1998

No dia 26 deste mês de abril, nossa igreja completa 20 anos de consagração. Lembrar este dia é recordar um momento importante da história de nossa comunidade. Na década de 90, nossa comunidade passou por uma forte expansão, seja no crescimento das pastorais, como também na visita dos Devotos de São Judas nos dias 28 de cada mês, foi quando tivemos a necessidade de termos 5 missas para atender com conforto e carinho aqueles que nos visitavam. Nesta época também as festas de nossa comunidade ganharam uma proporção muito grande.

Nossa comunidade crescia, porque tínhamos uma excelente equipe de evangelizadores, cristãos leigas e leigos que com empenho dedicavam boa parte de suas vidas para que a evangelização fosse intensa em nossa comunidade.

Em 1995, tivemos a necessidade de ampliar a igreja, pois aos domingos e nos dias 28, a igreja que tínhamos não era suficiente para acolher com conforto os irmãos. Ampliamos a igreja ocupando todo terreno que tínhamos na época, com a ampliação da igreja passamos de 230 pessoas sentadas na igreja para o que temos hoje, mais de 500 pessoas sentadas e hoje nossa área de construção é de 970 m2.

Nossa construção teve assessoria de Cláudio Pastro, artista sacro de renome internacional, o qual orientou a obra e realizou a pintura dos ícones na igreja grande e na capela.

Após dois anos de obras, concluímos e consagramos a Igreja.

Consagrar é colocar a igreja como casa de Deus, onde ele mora, onde ele vive e onde o cristão possam ali se encontrar com ele e ter com ele uma relação de Amor e fidelidade. Neste dia podemos reviver este trecho do livro das crônicas, cap, 7, 12-17

D. Luiz Gonzaga

“E o Senhor apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo;
E se o meu povo, que chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração feita neste lugar.
Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias
”.

A consagração da Igreja se deu dentro da celebração da missa no dia 26 de abril de 1998. Com o rito próprio para consagrar a igreja e o altar, foi numa tarde de sábado em que nossa comunidade compareceu em massa. Foi a primeira consagração da Igreja e do Altar que D. Luiz Gonzaga Bergonzini, realizou como bispo de Guarulhos.

Placa de Consagração da Igreja 1998

Neste mesmo ano na Festa de São Judas Tadeu, no dia 28 de outubro, nossa comunidade teve a honra e a alegria de receber para presidir a Missa D. Paulo Evaristo Arns, arcebispo metropolitano de São Paulo, foi um momento muito

Placa de Comemoração de 20 Anos

forte de espiritualidade e de crescimento espiritual para nossa comunidade.

Passados estes anos posso dar testemunho de que todo sacrifício realizado naquela época valeu a pena, seja de minha parte seja da parte de toda comunidade, pois hoje temos uma comunidade viva que tem um lugar muito lindo e agradável para se encontrar com Deus.

Temos esta certeza, Deus quis estar aqui entre nós, ele nos escolheu!  Como ele mesmo disse:

Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração feita neste lugar”. ( 2 Cr 7,15)

 

 

Que Deus seja tudo em todos!

Pe. Elisio Mello

Categories: Revivendo

Leave A Reply