Dízimo Mirim

0

No último mês de setembro implementamos aqui no Santuário São Judas Tadeu o Dízimo Mirim.

Este projeto conjunto entre a Pastoral do Dízimo e a Catequese visa evangelizar as crianças na importância da partilha, como todos são importantes para a manutenção da vida paroquial e a ajuda aos mais necessitados. Com o Dízimo devolvemos à Deus um pouco do muito que recebemos de suas mãos amorosas.

É importante que com o Dízimo Mirim a criança aprenda o sentido da partilha, da ação de graças e de assumir a ação evangelizadora da comunidade. Levantando desde cedo a consciência de que devemos sempre separar uma parte daquilo que temos para devolvermos a Deus, em sinal de nosso agradecimento e gratidão por tudo aquilo que Ele nos dá. Com isso, despertamos nas crianças a importância e necessidade da partilha, bem como o hábito de ser um dizimista responsável, de coração alegre; colaborando dessa forma com sua comunidade e a Igreja.

Durante a catequese, as catequistas apresentam o tema dízimo de forma lúdica para as crianças, ensinando como forma de partilha, amor e solidariedade dentro do contexto bíblico e demonstrando as dimensões do dízimo (religiosa, social e missionária). Elas reforçam também a importância da partilha e o desapego aos bens materiais e ao consumismo exagerado.

Assim, as crianças da catequese, após aprenderem um pouquinho mais sobre esse gesto de amor e partilha, levaram para casa um cofrinho para guardarem o dízimo que devolverão todo mês. Escolhemos o último domingo de cada mês para que eles, na Missa da Catequese, possam devolver o dízimo mirim.

O maior benefício deste projeto é que, as crianças e os jovens sendo dizimistas, aprendem a respeitar as Leis de Deus e descobrem o valor do relacionamento íntimo com o Criador, despertando o sentido de fé, obediência, justiça e compromisso com Deus, a Igreja e o próximo. Criam entre eles uma benéfica intimidade entre a pequena criatura e o Grande Criador. Enfim, verão que Deus é justo e derrama suas bênçãos além do necessário, sobre quem lhe seja fiel (Mal 3,10-12).

Paulo Roberto –  Pastoral do Dízimo

Categories: Sou Fiel

Leave A Reply