Exaltação da Santa Cruz

0
Exaltação da Cruz – 14 de Setembro

Irmãos e irmãs do Santuário São Judas Tadeu, iniciamos o mês de setembro, e nele a Igreja celebra uma grande festa que é a Exaltação da Santa Cruz.Nesta festa somos convidados a contemplar no madeiro que pendeu Nosso Senhor Jesus Cristo,o amor infinito de Deus pela humanidade.

Para podermos compreender um pouco da profundidade do Mistério da Santa Cruz, a liturgia da Missa da festa nos dispõe de alguns elementos muito importantes. Um desses elementos está no fato de em algumas orações feitas pelo sacerdote, a Cruz de Nosso Senhor ser chamada de “árvore”. E por que ela é chamada assim? Para fazer analogia a árvore do conhecimento do bem e do mal do jardim do Éden, da qual Eva, seduzida pela serpente, colheu o fruto proibido e comeu com Adão.

No entanto, ao contrário dessa árvore remota do paraíso que nos deu como fruto a morte, a árvore da Cruz nos trouxe a vida plena através do Bendito fruto que dela pendeu. Como diz o prefácio, Deus pôs “no lenho da Cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera. E o que vencerá na árvore do paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido.”

É o que belamente nos descreve Santo André de Creta: “Se não houvesse a cruz, Cristo não seria crucificado. Se não houvesse cruz, a vida não seria pregada ao lenho com cravos. Se a vida não tivesse sido cravada, não brotariam do lado as fontes da imortalidade, o sangue e a água, que lavam o mundo. Não teria sido rasgado o documento do pecado, não teríamos sido declarados livres, não teríamos provado da árvore da vida, não se teria aberto o paraíso. Se não houvesse a cruz, a morte não teria sido vencida e não teria sido derrotado o inferno.”

É a vida que vence a morte no sublime madeiro da Cruz !

Que ao celebrar a exaltação da Santa da Cruz possamos louvar e bendizer a Deus por tão grande desígnio de amor.

Deus os abençoe por Maria Santíssima !

Seminarista Lucas

Categories: Em Pauta

Leave A Reply