PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
A Pastoral da Comunicação (PASCOM) pode ser entendida em diversos sentidos, caracterizando- se como uma pastoral com um campo de ação ILIMITADO, pois são muitas as possibilidades de atuação da Pascom.
Podemos entendê-la como um conjunto de ações de comunicação realizadas dentro de uma comunidade eclesial. Não é apenas mais uma pastoral dentro da paróquia ou diocese, mas uma pastoral com vocação para a integração entre as demais pastorais, movimentos e comunidades.
É a comunicação entre as pastorais: luz, ação e desafios. É a pastoral do ser e do estar em comunhão com toda a comunidade.
Diante disso, podemos compreender a Pascom como um eixo transversal na Igreja. Ela ajuda no processo de dinamização da vida paroquial e diocesana através das ações e serviços às demais pastorais, movimentos e comunidades da Igreja.
É a Pascom uma das pastorais que podem auxiliar a Igreja em sua importante e complexa missão de manter-se em diálogo com a sociedade.
A expressão Pastoral da Comunicação, nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral.
O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.
A Pastoral da Comunicação se estrutura a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experiências pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja.
Ao longo dos anos diversos documentos foram publicados e contribuíram para a construção da identidade da Pastoral da Comunicação no Brasil, entre eles:
1) ESTUDO DA CNBB 72 COMUNICAÇÃO E IGREJA NO BRASIL (1994)
2) ESTUDO DA CNBB 75 A IGREJA E A COMUNICAÇÃO RUMO AO NOVO MILÊNIO (1996)
3) DOCUMENTO DA CNBB 59 IGREJA EM COMUNICAÇÃO RUMO AO TERCEIRO MILÊNIO: CONCLUSÕES E COMPROMISSOS (1997)
4) ESTUDO DA CNBB 101 A COMUNICAÇÃO NA VIDA E MISSÃO DA IGREJA NO BRASIL (2011)
5) DOCUMENTO DA CNBB 99 DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO DA IGREJA NO BRASIL (2014)
6) ESTUDO DA CNBB 111 ORIENTAÇÕES PASTORAIS PARA AS MÍDIAS CATÓLICAS